Gagà Laboratorio Labormatic Cinquanta e replicas relógios Bauhaus
Gagà Laboratorio, a ideia original do fundador da Gagà Milano, Ruben Tomella, marcou o início do Geneva Watch Days 2024 ao revelar o Labormatic Cinquanta e o Labormatic Bauhaus. Ambos os relógios são essencialmente os mesmos, mas têm personalidades muito diferentes. Há o colorido Cinquanta inspirado em meados do século e o minimalista Bauhaus replicas relojes. Dos numerais descolados no modelo Cinquanta à coroa inspirada em relógios de bolso às 12 horas e alças dramaticamente anguladas, não há dúvidas de que Tomella teve uma mão nessas novidades.
A década de 1950 foi uma época gloriosa para a Itália. O país estava se recuperando economicamente da Segunda Guerra Mundial e abraçando novas áreas de crescimento nas indústrias e serviços. Em muitas áreas do país, seu povo prosperou. Do outro lado do Pacífico, a arquitetura “Googie” da era espacial (pense no famoso Star Dust Hotel e no Space Needle de Seattle), automóveis cromados e cores vibrantes impactaram muito a cultura americana de meados do século. Foi nessa época, de ambos os lados do globo, que Gagà Laboratorio se inspirou para o apropriadamente chamado Cinquanta (que significa “50” em italiano). O mostrador pastel e os algarismos arábicos realmente reforçam o visual retrô dos anos 1950 que a marca buscava aqui. Sabendo o que sei agora sobre a inspiração para o Labormatic Cinquanta, eu diria que ele se assemelha a uma jukebox em uma loja de malte dos anos 1950 ou até mesmo a um disco voador.
Em forte contraste, o Labormatic Bauhaus, com sua paleta de cores cinza e linhas nítidas e limpas, é inspirado por uma era diferente pontuada pelo que a marca descreve melhor como “elegância industrial”. Linhas radiais ousadas substituem os algarismos arábicos estilizados, e o mostrador pastel agora é monótono. O que achei mais interessante sobre esta versão do Labormatic foi o indicador de minutos vermelho, que parece muito utilitário para mim e ajuda a quebrar a monotonia do mostrador.
Ambos os relógios têm a mesma caixa de 42 mm de 7 partes com um fundo de caixa de exposição e um cristal de safira AR de curvatura dupla. No verdadeiro estilo Gagà, a coroa está acima do marcador de 12 horas para se assemelhar a um relógio de bolso, e as alças se projetam dramaticamente para longe da pulseira. Ainda não vi imagens de ninguém usando este relógio. Ainda assim, imagino que ele tenha tanta presença quanto outras criações do universo de design Gagà mais amplo com base apenas nessas semelhanças de design. Além disso, cada versão tem uma pulseira de couro Saffiano feita à mão italiana com espaço extra para a coroa baixa. Pelas imagens que vi, o espaço entre a caixa e a pulseira parece bastante substancial no lado da coroa. Estou curioso para saber o quão óbvia é essa lacuna no pulso.
O mostrador tem um layout digital e analógico, exibindo horas digitais em uma janela às 12 horas, minutos analógicos e segundos em um disco centralizado. Este layout me lembra um pouco a hora saltante no Reservoir Fastback, que usa um movimento baseado no mesmo calibre La Joux-Perret LJP-G100 que alimenta a coleção Gagà Laboratorio Labormatic.
Como mencionei anteriormente, ambos os relógios têm as mesmas especificações técnicas. No entanto, a Gagà Laboratorio fez um excelente trabalho distinguindo-os um do outro apenas o suficiente para que eles falassem com todos os tipos de colecionadores. Os relógios Gagà Laboratorio Labormatic Cinquanta e replique montre Bauhaus serão vendidos por CHF 3900,00 cada.